sábado, 20 de abril de 2013

Dadaismo: A antiarte
Marcel Duchamp. Roda de bicicleta. 1913. Ready-made, madeira e metal, altura 126 cm.
O movimento:
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (Zurique, suíça) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
O termo ready-made, significa já pronto. Operação onde o artista toma posse de um objeto e o resignifica, dando então a ele estatuto de objeto artístico. O objeto passa do plano funcional para o plano simbólico configurando o gesto mais radical da arte de nosso século.
 
A Fonte, 1917
A fonte é um urinol de porcelana branca, considerada uma das obras mais representativas do dadaísmo na França, criada em 1917, sendo uma das mais notórias obras do artista Marcel Duchamp.
 
Características do dadaísmo 
·        Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico.
·         Irreverência artística.
·         Promove certo “terrorismo” cultural / anarquia.
·         Cultua a realidade mágica da infância e desordem.
·         Combate às formas de arte institucionalizadas.
·         Crítica ao capitalismo e ao consumismo.
·         Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica.
·        Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas.
·       Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo. (descrença absoluta – Niilismo)