quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

o que é arte?


Responder à pergunta "o que é arte?" é uma tarefa mais complexa do que se imagina. Em primeiro lugar, ela dependenderá da época em que formularmos a questão, já que seu conceito varia de acordo com seu contexto histórico cultural.
 
Pré - história (do aparecimento do homem à invenção da escrita - por volta de 4.000 a.C): Se perguntássemos ao homem pré - histórico o que é arte, sua resposta provavelmente seria que arte é magia. No começo da humanidade, a religião, a ciência e a arte estavam associadas numa forma primitiva de magia. O homem paleolítico utilizava a expressão artística como instrumento mágico, de poder, como uma arma para sua sobrevivência: ao desenhar nas paredes das cavernas, o homem acreditava ter domínio e superioridade sobre a presa. (função mágico-religiosa)

Antiguidade (por volta do Séc. V a.C - Séc. V d.C): Se a mesma pergunta fosse feita em uma reunião na Grécia antiga, a resposta seria que arte é a representação dos deuses e do belo. Por isso as esculturas gregas atingiram um nível tão elevado de beleza e proporção. Segundo Aristóteles, a arte tinha como função a imitação da natureza (mimesis), ou seja, copiar ou representar a realidade.
 
Idade média (Séc. V  ao XV): Nesse período, a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico. Portanto, a arte tinha como função "ensinar mensagens e lições religiosas à maioria do povo analfabeto", ou seja, era um instrumento para atrair fiéis para a igreja.




     


Um comentário: