quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Românico e o Gótico

Estilo Românico
Catedral de Pisa (1064 – 1118) – Itália: Essa obra, dedicada à Virgem Maria, é o maior exemplo do Estilo Românico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O estilo prevaleceu na Europa entre os séculos XI e XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período cuja representação típica são as basílicas. O termo “Românico” é uma referência às influências da cultura do Império Romano.

Características da arquitetura Românica


·        A igreja românica era chamada "fortaleza de Deus" e percebemos claramente isso por seu tamanho e estilo arquitetônico duro.
·    Não possuía característica refinada da nobreza e sim um estilo clerical.
·        As construções eram no formato horizontal.
·        Utilização do arco romano
·    Arquitetura voltada para a defesa: As igrejas contra as      “forças do mal”; os castelos contra os ataques inimigos durante as guerras.
Arco Romano (perfeito): A grande inovação dos romanos, na arquitetura (com relação à arquitetura grega), foi o arco, que permitiu aumentar o vão entre as colunas e ampliar o espaço interno da construção.
 

Estilo Gótico
Catedral de Notre-Dame de Paris – França 1163 – 1345. É dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora)




      Expressão da arte europeia, entre os séculos XII e XV, que marca o início da formação da burguesia e a recuperação da cidade como centro econômico e cultural da civilização. O termo Gótico surgiu da relação com a palavra Godo, referente a um dos povos bárbaros que invadiu o império romano. Com o crescimento das cidades, as principais edificações da Igreja também se transferem para a vida urbana. O estilo é identificado como a Arte das Catedrais.


Características da arquitetura Gótica
·   As construções eram no formato vertical.
·    A arquitetura expressa grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior.
·   Tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas.
·  Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.



 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário