segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Impressionismo


INTRODUÇÃO
O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da Arte Moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872)Tente descrever o quadro abaixo, um dos clássicos de Monet. Note que não é possível ver os detalhes das pessoas, dos barcos nem da paisagem que são retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possível perceber o efeito de luz e sombra.

A partir da observação direta da luz natural, os pintores impressionistas registravam em suas telas, as constantes alterações provocadas nas cores presentes da paisagem natural. A tela acima de Monet inspirou o crítico de arte Louis Leroy a denominar o movimento artístico: Impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que não seguia os padrões estabelecidos pela academia e sua pintura realista.


Características da pintura impressionista

·       A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar, pois as cores da natureza se modificam constantemente.
·       As figuras geralmente não apresentavam contornos nítidos
·       As sombras geralmente são luminosas e coloridas.
·       As cores devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas.
·      É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final.  
·      As telas, geralmente, eram pintadas ao ar livre.
·      A ideia é pintar o que não pode se repetir, um determinado instante.


"Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estúdio"

Édouard Manet (1874)
    Na reprodução da tela acima, pode-se observar a preocupação de Manet em registrar Claude Monet (principal artista do movimento), seu contemporâneo, pintando ao ar livre. O quadro contém o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da própria pintura.

      Os artistas impressionistas não tinham mais interesse em temas ligados à nobreza, à igreja, ou em produzir “retratos fiéis à realidade”. Queriam ver o quadro como obra em si mesma. Um dos motivos de tais questionamentos teria sido a invenção da fotografia

Principais artistas
·     Claude Monet (1840 - 1926)
·      Pierre Auguste Renoir (1841 – 1919)
·      Edgar Degas (1834 – 1917)
·      Edouard Manet (1832 – 1883)


Conclusão
    O Impressionismo, no final do século XIX, iniciou o rompimento com as amarras de quase cinco séculos que vinculavam a arte a padrões rígidos de beleza e de mímesis, construindo um novo olhar sobre o mundo e dando início às grandes tendências da arte do século XX.












Nenhum comentário:

Postar um comentário